Em vez de buscar algo aconchegante ou confortável, os designers da Bananananana Coffee optaram por um valor chocante em seu conceito de design para a cafeteria de 60 metros quadrados.
A loja está localizada em 175 Qingjiang Road, em um prédio antigo e indefinido na cidade nova de Qianjiang em Hangzhou, então uma abordagem mais convencional teria sido projetar um café de bairro acolhedor e relaxante.
Em vez disso, liderado pelo designer-chefe Jason Fan, os membros da equipe Pink Wang, Alexx Wei e Hans Wang do Mango Design Studio local, abandonaram as variações típicas de design de cafeteria e reproduziram uma cena de acidente de avião. Porém, este não seria um amontoado de metal destroçado, mas sim o resultado de uma aterrissagem pacífica em pedaços para a aeronave imaginada.
Os designers tentaram romper com a tranquilidade do bairro e conseguiram. Corajosamente, optaram por uma linguagem de design conflitante, forte e monumental, em vez do vernáculo mais seguro. Ninguém vai passar por lá sem perceber, pelo menos até se acostumarem.
Cinco chapas de aço curvas são inseridas no edifício como se o plano estivesse parcialmente dentro e parcialmente fora do edifício. Isso também conecta o interior e o exterior da loja.
As opções de design não eram simples de executar. Segundo Mango, a equipe passou muito tempo na fábrica onde eram feitas as enormes peças de metal, e depois novamente no local, pois os grandes elementos eram trazidos à noite para não atrapalhar o bairro residencial.
Dentro da cafeteria, a maioria dos assentos e outros móveis também foram projetados por Mango para este projeto. Não há decorações ou elementos macios, pois tudo é feito de aço inoxidável ou superfícies revestidas em mosaico e concreto.
Bananananana Coffee definitivamente não é um projeto ou processo comum e o fato de ter sido concluído com maestria atesta uma relação de confiança entre os designers e o cliente, Hangzhou Bihuo Catering Management Co., Ltd. Como sempre , clientes corajosos permitem que os designers explorem conceitos corajosos. Agora cabe aos clientes mostrar se valeu a pena.
Por Tuija Seipell via The Cool Hunter
Fotos por Yi Zhang