Espanha Gastronomia Madri Viagens

Madri e suas inúmeras rotas de tapas

mercado_de_san_miguel_ Álvaro López © Madrid Destino

Uma das características mais pitorescas de Madri e outras cidades da Espanha são as famosas tapas. Impossível passar pela cidade e não se encantar pelas apetitosas tapas que são servidas em praticamente todos os bares e tavernas. As tapas são aperitivos que acompanham as bebidas muitas vezes como uma cortesia. Algumas tapas já ganharam fama internacional como a tradicional “Gilda” que leva azeitonas , pimentões e anchovas com são reproduzidas mundo afora, outras são criações próprias de cada local. o que importa é que são saborosas e tem a cara da Espanha.

Uma teoria sugere que esse costume foi estabelecido no século XIII, quando o rei Alfonso X “O sábio” ordenou que tabernas e pousadas acompanhassem qualquer consumo alcoólico com uma pequena porção de alimentos sólidos para evitar embriaguez. Outras fontes indicam que, para impedir que o pó das estradas ou insetos caia na bebida, algumas casas cobriram os frascos de vinho com uma fatia de pão, o que daria a esse petisco seu nome: tampa.

As opções são muito variadas: em muitos bares, o habitual é uma pequena quantidade de azeitonas, batatas fritas, nozes ou uma simples fatia de pão com um pouco de carne; em outros lugares, a cobertura ganha tamanho, qualidade e sofisticação até se tornar uma experiência gastronômica interessante.

Tapas. Paolo Giocoso © Madrid Destino
Tapas. Mario Martín © Madrid Destino
Tapas en Madrid. Ricardo Bazo © Madrid Destino
Tapas en Madrid. Paolo Giocoso © Madrid Destino

Além das tapas que acompanham as bebidas, em muitos bares também podemos pedir porções ou meias porções. Com uma quantidade maior são perfeitos para compartilhar. Alguns clássicos em Madri? Batatas bravas (fatias de batata frita com molho picante), omelete de batata, croquetes, queijos curados ou linguiça ibérica.

As bebidas mais comuns para acompanhar as tapas são:

Caña: com copo alto e estreito com cerveja. Servir a cerveja direto da torneira é uma arte em muitos bares de Madrid.
Vinho: Madri oferece uma variedade imbatível de vinhos de toda a Espanha.
Vermú: É um vinho branco em que certas misturas de ervas e especiarias foram maceradas, dominadas por absinto. Nos bares mais autênticos, é servido como da torneira.

Puesto Bayonia. Mercado de San Ildefonso. Madrid.

Puesto Bayonia. Mercado de San Ildefonso. Madrid.

Gastrofestival 2018. Javier Peñas © Madrid Destino

Se passar pelo bairro Chambery não deixe de andar pela rua Ponzano que é repleta de bares de tapas. Destaque para estes três imperdíveis:

Sala de Diespiece – Lembra um açougue como o nome já sugere e é o máximo, o lugar é super pequeno e esta sempre cheio mas vale a espera, com alguns lugares para sentar no balcão serve tapas variadas em uma apresentação criativa com um sabor único.

Calle de Ponzano, 11, 28010 Madrid, Espanha

El Sainete – Com uma variedade imensa de choppes e cervejas é um lugar novo e bem agradável para provar algumas tapas e jogar conversa fora.

Calle de Ponzano, 6, 28010 Madrid, Espanha

Alipio Ramos – Uma taberna com mais de 100 anos que serve tapas tradicionais em generosas porções.

Calle de Ponzano, 30, 28003 Madrid, Espanha

 

Clique aqui para fazer a sua reserva de hotel em Madri diretamente pelo Booking.

Você não paga nada a mais por isso, eu apenas ganho uma pequena comissão de afiliado. Obrigada ?

Acompanhe minhas dicas em tempo real pelo instagram @patriciamattos

Clique aqui para ver mais dicas de Madri!

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav