Bem Estar Cuide-se por Hospital Santa Paula

A importância dos cuidados com a saúde

men women health

Durante muito tempo, os homens carregaram a fama de ir menos ao médico do que as mulheres. Não era apenas algo empírico, mas comprovado até em pesquisa do IBGE. Agora, no entanto, o quadro está em transformação: elas estão dando menos atenção à saúde, segundo especialistas.

“O conceito de que os homens se cuidam menos está caindo por terra”, avalia Luiz Cláudio Lacerda, médico especializado em ortopedia e traumatologia. “As mulheres estão lidando com muito estresse no mercado de trabalho e têm ficado mais parecidas com eles em relação ao zelo com a própria saúde.”

Essa opinião é partilhada por Maristela Soubihe, chefe da área de geriatria do Hospital Santa Paula. Ambos mencionam um estudo do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), segundo o qual as médicas têm morrido cerca de dez anos mais cedo que os médicos.

O estudo analisou taxas de mortalidade da categoria ao longo de uma década. “Isso se deve à sobrecarga de atividades no trabalho, e ainda com menores salários que os dos homens”, afirma Maristela. “Assim, as mulheres também deixam de se alimentar e de dormir direito, de fazer exercícios físicos e de ir ao médico.”

A geriatra aposta que a demanda produtiva do mundo moderno equilibre os números da expectativa de vida de homens e mulheres. No Brasil, eles atingem em média 72 anos e 5 meses, e elas chegam a 79 anos e 4 meses, segundo dados de 2017 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Os homens têm ficado mais propensos a cuidar do seu bem-estar”, diz o ortopedista. As próprias empresas, preocupadas com os gastos de saúde nas folhas de pagamento, exercem uma pressão nesse sentido, pontua Maristela.

“Perdeu-se o estigma da vaidade”, contextualiza Lacerda. “O cuidado com a própria saúde passou a ser vinculado a uma condição de qualidade de vida, tão importante para a mente quanto para o corpo. Antes a sociedade era mais machista, e o homem se comportava com mais rigidez em relação a essas questões.”

 

Mudanças recentes
Essa mudança de perspectiva da saúde masculina é perceptível em estudos e pesquisas de pouco mais de uma década ou até menos tempo atrás. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz de 2007, por exemplo, apurou que os homens viam o consultório médico como um lugar de crianças, mulheres e idosos.

Outra pesquisa, realizada em 2012 pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, apontou que 60% deles só procuravam o médico quando as doenças já estavam avançadas. Em razão disso, em geral, eram necessárias intervenções cirúrgicas para combatê-las.

Pelos dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2013, feita em convênio com o Ministério da Saúde, as mulheres haviam ido mais ao médico – 78% delas – do que os homens (63,9%) nos 12 meses anteriores à realização das entrevistas.

 

Visita ao ginecologista
As explicações para esse cenário que começa a se desconstruir passam por aspectos sociais e culturais, de acordo com Maristela Soubihe. Ela explica que a maior diferença de hábito entre os sexos na área da saúde está essencialmente na visita ao ginecologista. “A mulher começa a ir a esse especialista quando atinge a idade fértil”, afirma.

E, ao atender a essas consultas, desenvolve o costume de realizar avaliações periódicas. “O ginecologista não se restringe a pedir exames relacionados ao aparelho reprodutor”, explica Maristela. “Ele investiga nível de colesterol, condições da tireoide, densidade de osso”, exemplifica.

 

Fuga do médico
A médica chama também a atenção para o comportamento masculino no que diz respeito às idas ao urologista, o responsável por cuidar dos problemas genitais dos homens. “Seria também o primeiro médico deles, mas essa consulta ainda é evitada”, afirma a geriatra. “Enquanto isso, as mulheres são invadidas por espéculos [usados para dilatar a entrada da vagina] e instrumentos do tipo em seus exames anuais.”

Tal rotina, acrescenta, as torna também mais propensas a não temer a busca por check-ups constantes. “Ao longo da vida, a mulher enfrenta ciclo menstrual, dor de parto. Dessa forma, médicos não a assustam tanto como o fazem com os homens”, diz Maristela, ressaltando que se trata de “uma observação bastante empírica”.

Fonte: Maristela Soubihe, chefe da área de geriatria do Santa Paula, portal Instituto de Longevidade.

Para mais dicas de saúde do Hospital Santa Paula clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav