Brasil Paraná Viagens

Cataratas do Iguaçu – Conheça esse belo Patrimônio Natural da Humanidade

catarata

No mês passado fui convidada para Acompanhar o “Festival de Turismo das Cataratas” que é um dos eventos mais importantes do turismo para a divulgação de atrativos do Mercosul e aproveitei para conhecer as Cataratas do Iguaçu (pelo lado brasileiro) que eu já sonhava em conhecer há anos.

Esse belo patrimônio Natural da Humanidade é uma das maiores cortinas d’agua do mundo, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, na Bacia hidrográfica do rio Paraná, entre Brasil e Argentina. Essa beleza natural brasileira é o segundo local mais visitado por estrangeiros que passam por Brasil!

As Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu

O parque nacional argentino foi criado em 1934, enquanto o parque brasileiro foi inaugurado em 1939. Ambos passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.

Quem lembra que as Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das sete maravilhas naturais do mundo? Elas ficaram entre as 28 finalistas da campanha, que durou até o fim do ano 2011 quando foi atingido o número de 1 bilhão de votos.

Agora vamos ao passeio: tudo começa na recepção do parque, onde os turistas embarcam em um moderno ônibus panorâmico com double-deck com capacidade para 72 passageiros. O ônibus com vista panorâmica leva os visitantes para o interior do parque passando por uma bela paisagem de mata atlântica. Chegando mais perto das quedas, pode-se ouvir o som das cataratas ficando mais forte. A umidade relativa do ar vai aumentando drasticamente, junto com a emoção de finalmente deparar-se com as quedas!

Ônibus que deixa os visitantes no início da trilha para as Cataratas

Ônibus que deixa os visitantes no início da trilha para as Cataratas

Depois do ônibus, chega o momento de seguir à pé, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata. Cada minuto mais perto das quedas vai impressionando os visitantes com tamanha grandeza natural.

A trilha já começa com essa belíssima paisagem

A trilha já começa com essa belíssima paisagem

O ponto final de visita às Cataratas se dá em passarelas por onde é possível caminhar e aproximar-se da queda. Além disso, há uma área superior onde por meio de elevadores se tem outra visão dessa bela paisagem. Apesar da grande movimentação de turistas, a visita vale mais que a pena! É emocionante.

Patricia Mattos

Patricia Mattos

Nós podemos caminhar nas passarelas sobre as ás aguas que vem em alta velocidade trazendo respingos e lavando a alma. Nos dias em que as Cataratas estão mais cheias molha mais. Quem quiser pode levar ou comprar la mesmo uma capa de chuva. Já eu adorei sentir essa sensação.

Patricia Mattos

Patricia Mattos

As famosas passarelas sobre as quedas

As famosas passarelas sobre as quedas

É realmente uma das coisas mais lindas e emocionante que já vi. Vale a pena organizar uma viagem para conhecer essa maravilha e prestigiar nosso país tão lindo.

As Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu

É possível voltar de ônibus ou se aventurar em opções mais radicais. Há trilhas pela mata e também o famoso passeio de barco nas águas das cataratas.

As pessoas que desejam fazer o passeio de barco devem desembarcar do ônibus no ponto Macuco

As pessoas que desejam fazer o passeio de barco ou Safari devem desembarcar do ônibus no ponto do Macuco EcoAventura.

Os passeios acontecem todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 09h00 às 17h00. O ingresso é vendido na recepção do parque ou no site. Sujeito a alterações de horários em datas especiais como feriados prolongados.

Curiosidades

Nossas cataratas são também muito comparadas com as Cataratas do Niagra, famoso cenário de muitos filmes. Há relatos de que, ao ver Iguaçu, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, teria exclamado “Pobre Niágara!”.

Para mais dicas de viagens pelo Brasil, clique aqui

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav