Brasil Gastronomia Restaurantes em São Paulo Rio de Janeiro Viagens

Restaurante UN

restauranteun12

A dica de hoje aqui do LeBlog é o novo restaurante japonês UN que abriu há pouco mais de dois meses em São Paulo e já virou sensação entre os paulistanos.

O UN é comandado por Tadashi Shiraishi que é brasileiro, mas fez carreira fora do país passando por lugares como o Royal Monceau – Paris, Mandarin Oriental – Munique e Baur au Lac – Zurique, e se especializou em lamen e saquê no Japão. Tadashi também passou uma temperada de três anos como chef do Nobu Matsuhisa em Mykonos e em St. Moritz.

Além disso, Tadashi é muito conhecido por buscar uma culinária japonesa que remonta às origens e costumes e sempre pensando no ciclo natural dos alimentos.

Nesta empreitada Tadashi se juntou aos empresários Luigi Cardoso Richitelli e Alex Terada com o objetivo de apresentar por aqui, sua terra natal, uma cozinha japonesa técnica, autêntica e inovadora.

O ambiente é jovem, despojado e muito aconchegante. O balcão é a boa pedida para quem assim como eu gosta de observar a preparação dos pratos e escolher o pedido diretamente com os sushimans.

Eu já conhecia o trabalho de Tadashi do restaurante Nobu Matsuhisa na Grécia e fiquei super feliz com a novidade. Já fui algumas vezes no UN e gostei muito do que vi. A casa esta alinhada e tem tudo para ser um sucesso.

O menu é enxuto e bem elaborado. Nele encontramos pratos com técnicas muito bem elaborados e de uma leveza quase que emocionante. Há boas opções de pratos para compartilhar também.

Alguns dos destaques vão para a Barriga de porco, missô de nozes e batata doce, o Futomaki de siri mole, ovas de capelim, avocado e cebolinha envolto por uma fina lâmina de nabo e o Shot de Ostras, acompanhado de molho ponzu e picles de pepino com wasabi.

Alguns dos pratos que eu provei e indico:

Hamachi Jalapeño Sashimi – Olhete, Jalapeños, coentro e molho à base de Shoyu e Yuzu

restauranteun11

Salmão tataki com karashi su-missô

restauranteun9

Crispy Rice Spicy Tuna ou de Uni – Arroz de sushi crocante, atum ou ouriço, redução de shoyu adocicado e sal maldon

restauranteun13

New Style sashimi wagyu – Wagyu Beef Passion, gengibre, cebolete, gergelim, Yuzu, shoyu e selado com Azeite bem quente

restauranteun7

Ceviche de peixes e frutos do mar

restauranteun8

Spicy tuna salad

Sushis: Atum / Pargo com yuzu / Barriga de salmão – alho, cascas de yuzu, pimenta do reino e limão. Cebolete e sal

restauranteun10

Futomaki de siri mole – siri empanado, ovas de capelim, abacate, cebolinha, tudo envolto por uma fina folha de nabo.

“Risotto” de quinoa e cogumelos e legumes – dashi no lugar do caldo. Quinoa, cogumelos, legumes e grana padano.

Um capítulo a parte para as sobremesas que foram criadas por Felipe Tadao, ex D.O.M, especializado em pâtisserie japonesa. Elas são leves e delicadas.

Minhas dicas:

Chocolates e castanhas – crumble de chocolate com castanha do pará, bolo de chocolate no vapor, mousse de chocolate ao leite e chocolate amargo por cima.

Bolo de frutas e sorbet do dia – bolo de frutas no vapor e sorbet do dia (melão Orange)

restauranteun14

Trio de choux – massa leve recheada com doce de leite, creme de confeiteiro e matchá

* O UN também apresenta pratos que prestam homenagem ao famoso restaurante japonês, como o exclusivo Hamachi Jalapeño, feito com sashimi de olhete, jalapeños frescos e molho à base de shoyu e yuzu. 

Há uma boa carta de sakes e alguns drinks especiais criados especialmente para acompanhar o menu.

Voilà…

Rua Padre João Manuel, 1050 – Jardins SP

Tel: 011 3060-9513

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav