Atacama Chile Viagens Viagens de aventura

Passeios para fazer no Atacama

passeios4

Hoje aqui no LeBlog conto um pouco sobre alguns dos diversos passeios para fazer no Atacama no Chile. São muitos, para todos os tipos de gostos, físicos e idades.

Além de ter passeios a pé, de bicicleta, a cavalo, de carro, e tem até algumas opções de passeios noturnos super interessantes, como o Vale da Lua a noite que acontece uma vez por mês e que tive o privilegio de fazer.

Conforme contei (aqui) no meu post sobre o Hotel Tierra Atacama, os passeios geralmente são escolhidos no dia da chegada. Para assim fazer a melhor programação de acordo com o clima, para poder aproveitar ao máximo a beleza do lugar.

O ideal, na minha opinião é escolher um passeio longo ou dois médios para cada dia para poder também dar uma volta na cidade, relaxar um pouco no hotel e ter energia para o dia seguinte.

Alguns passeios imperdíveis:

O primeiro que fizemos foi o “Valle de la Muerte” e “Valle de la Luna” – de dia.

Um passeio perfeito para sentir o lugar e perceber o paraiso em que estamos. A paisagem surrealista do Valle de la Luna (2.500 metros sobre o nível do mar), fica na Cordillera de la Sal e a sudoeste de San Pedro de Atacama e podemos ver estranhas e belas formações rochosas, resultantes da erosão fluvial, do vento, da chuva e das temperaturas extremas. Caminhar por alguns trechos desta paisagem única é uma experiência inesquecível.

passeiosa

(Este passeio tem duração de 3 horas e é classificado como fácil)

O Géiseres del Tatio é um dos passeios mais famosos do Atacama. Realmente é maravilhoso, um passeio que começa as 05 da manhã, dura 7 horas e vale cada minuto.

A uma altura de 4.300 metros sobre o nível do mar encontramos os Géiseres del Tatio, que fica em um campo geotérmico impressionante, vinculado a toda a atividade geotérmica da região. Neles, afloram colunas de vapor de água de mais de 12 metros de altura saindo de vários poços de água fervendo. Este é o cenário da pausa para o café da manhã, prepare-se para mais um dia de lindas paisagens e muito frio. Inclusive deve se lembrar a todo momento de tomar muita água para hidratar po causa da altitude.

passeios3

No caminho de volta, se der sorte ainda podemos ver vicunhas, raposas, vizcachas e nhandus. Além disso, ainda tem uma pausa especial no povoado de Machuca antes de voltar!

passeios2

(Rumo ao norte de San Pedro e subindo por um caminho que muda rapidamente de altura, se encontra uma pequena vila de uma só rua. Localizado a 4.000 metros sobre o nível do mar, Machuca, que está rodeada por uma paisagem única, de onde se podem ver lhamas,  aves, assim como a típica arquitetura local de pedra e palha de suas casas e igreja. Além disso, certo ponto do trajeto é a região de cactáceas por excelência).   

(Este passeio tem duração de 7 horas e é classificado como fácil)

O Salar de Atacama (Laguna Chaxa) é mais um passeio imperdível na viagem.

Após uma breve parada para conhecer o povoado de Toconao, continuamos o trajeto até um dos setores da reserva nacional Los Flamencos, localizada no Salar de Atacama. Aqui pode se ver alguns tipos de flamingos em seu hábitat natural. Além de ter os vulcões como plano de fundo. E o mais impressionante é o final da tarde nesta região. O céu fica cor de rosa e o cenário é realmente impressionante.

passeios1

(Este passeio tem duração de 4 horas e é classificado como fácil)

O último passeio que fizemos para fechar com chave de ouro a viagem foi o “Lagunas Altiplânicas (Lagunas Miscanti e Meñiques)”

Com certeza uma das paisagens mais lindas que ja vi na vida e que ficará na memória para sempre. As Lagunas Altiplânicas de Miscanti e Miñiques, ficam a aproximadamente 4200 metros sobre o nível do mar. E o cenário é perfeito para fazer uma parada no caminho e contemplar a beleza desta paisagem do altiplano, com suas montanhas, contrastes e cores extraordinárias. O passeio teve ainda um almoço delicioso feito quase todo na hora pelos guias em frente a uma das lagoas para completar a experiência única e maravilhosa. (O almoço também pode ser em um restaurante local do povoado de Socaire, um pequeno tributo à comunidade local).

passeios5

(Este passeio tem duração de 6 a 8 horas e é classificado como fácil)

Depois aproveite para passear pelo centro de San Pedro de Atacama. É bem simples mas é charmoso e tem muitas lojinhas de artesanato local e restaurantes.

passeios9

 Clique aqui para ver mais dicas do Chile 😉

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav