Gastronomia Vinhos

Dicas de vinhos para as festas de final de ano

dec dez 2

Dezembro é o mês das comemorações e o sommelier da Sydney Lucas da Decanter selecionou diversos dos melhores rótulos para o LeBlog.

Há muitas opções para todos os gostos e bolsos!

Lembrando que os vinhos também podem ser comprados pelo site da Decanter.

Voilà…

dec dez 1

Lírica Crua (Brasil – Rio Grande do Sul (Serra do Sudeste – Pinheiro Machado)
Palha intenso apresentando certa turbidez devido à presença das leveduras, brilhante, com bolhas muito finas e persistentes. Os aromas estão focados na fruta citrina, na pêra fresca, nas flores brancas delicadas, no leve toque de pão e toda a exuberância que a permanência das lias podem conferir. Ataque gustativo de ótima cremosidade, frescor, muito complexo e de textura deliciosa, além da inacreditável persistência. Não passa pelo processo de dégourgement, portanto, mantém sua pureza e essência tornando-a ainda mais rica pela permanente presença das leveduras no interior da garrafa.

Raventós I Blanc De Nit Rosé Brut 2011 Magnum (1500ml – Cataluña, Espanha) – R$ 385,33
Cor rosada delicada, bolhas muito finas. Impactante pela definição das frutas vermelhas, seguido de frutos secos (nozes) e impressões terrosas/minerais. Cremoso, sápido, longo final de prova.

dec dez 2

Curatolo Arini Coralto Grillo 2014 (Sicília, Itália)
Intensa coloração palha. No nariz apresenta frutas tropicais generosamente, com notas de lichia, toranja e flores. Médio de corpo, equilibrado, deliciosa acidez e final mineral. Excelente safra na Sicília.

Abadal Picapoll 2012 (Cataluña, Espanha)
Cor palha de média intensidade. Uma casta que mostra damasco, abacaxi maduro, floral de jasmim e fundo de louro. Generosa amplitude na boca, cheio de textura e também deliciosa mineralidade. Revista Adega 90 Pontos.

dec dez 3

Caliterra Dstnto 2014 (Colchagua, Chile) – R$ 105,50
Cor purpúrea profunda e brilhante. No nariz, exuberantes aromas de fruta vermelha fresca, fundo vegetal, minerais além de notas muito sutis de carvalho. Em boca oferece extrema elegância e leveza, fresco, final de boca agradabilíssimo. Produção minúscula, 2.400 garrafas. O novo conceito do vinho chileno, menos “bombado”, mais voltado para a gastronomia.

Principe Pallavicini Rubillo 2014
Rubi de média intensidade. Todo em cerejas vermelhas e pequenos frutos silvestres no nariz, sublinhado por pimenta-do-reino quebrada, canela e pétalas de rosa. Taninos briosos, imenso frescor, clama por comida! Maiores proprietários de vinhedos em Frascati, cultivados com atenção à sustentabilidade, em linhas orgânicas.

Para mais dicas de vinhos da Decanter, clique aqui.

Mais Lidas

Vídeos

Patrícia Mattos

Criou o LeBlog em 2010 especialmente pra quem busca dicas de viagens, gastronomia, lifestyle, moda, beleza e pontos de charme pelo mundo. Hoje, dedica seu tempo integralmente para descobrir o mundo, visitar novos lugares e compartilhar todas as suas dicas e experiências aqui e em suas redes sociais.

Copyright © 2023 Leblog. Todos os direitos reservados Logo Elav