Depois do sucesso do Outubro rosa, que gerou milhares de resultados e se espalhou pelo país, é a vez do Novembro Azul. A campanha é mundial, e propõe a conscientização da importância da prevenção do câncer de próstata.
O movimento surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando a data de 17 de Novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. O câncer de próstata é mais frequente que o câncer de mama: de acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2014 foram 68.800 novos casos. Dependendo do histórico familiar, homens devem começar os exames de rastreamento aos 45 ou 50 anos.
Em muitos países, o Movember (junção de Mustache e November – bigode e novembro) tem se transformado em mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças que afligem o gênero masculino.
O Brasil não fica para trás, mobilizando a iluminação de monumentos e pontos turísticos na cor azul para chamar atenção a causa, como o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras entre outros. Desde 2012 o Instituto de Oncologia Santa Paula aderiu ao movimento, sendo um dos primeiros hospitais no Brasil a ficar iluminado na cor azul. O Hospital também fundou o banco de bonés, com mesmo objetivo do banco de lenços, e já está recebendo doações de bonés para distribuir, gratuitamente, um gesto de esperança a quem está passando pelo tratamento.
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